TRADIÇÕES LITUANAS
RAMBYNAS
VASARIO 16
IMIGRAÇÃO LITUANA
ORGANIZ. NO BRASIL
RAMBYNET
RADIONLINE
E-MAIL












   LITUÂNIA

A Lituânia está situada no leste europeu, na costa do Mar Báltico fazendo fronteiras com: Letônia ao norte, Polônia ao sul, Bielorussia a leste, Região de Kaliningrado, pertencente a Rússia, a oeste. É um país de relevo suave, muitas florestas, rios, riachos e lagos de águas cristalinas. Além de tudo isso, a Lituânia é famosa pela paisagem de sua costa, especialmente as dunas de Kursiu Nerija. Através de todo o país, os 5 Parques Nacionais da Lituânia, mostram a preservação do bonito e delicado cenário do país; florestas centenárias e velhos vilarejos, oferecem aos turistas a chance de divertir-se em um intacto ambiente natural e uma gama de coisas para ver e fazer. É um paraíso para aqueles que gostam de camping e esportes ao ar livre como velejar, pescar, mergulhar, canoagem etc.


NOME: LIETUVOS RESPUBLIKA
(REPÚBLICA DA LITUÂNIA)

CAPITAL: Vilnius

GOVERNO: República Parlamentar

IDIOMA OFICIAL: Lituano

ÁREA: 65.300 km quadrados

MOEDA: Litas (1 EUR = 3,4389 LTL)

RELIGIÃO: Maioria Católica Romana

POPULACÃO: 3.712.000

GOVERNO:
Valdas Adamkus
A Lituânia é uma república parlamentarista.
O Seimas (Parlamento) é unicameral e composto de 141 membros que são eleitos para um mandato de 4 anos. Setenta e uma cadeiras no Seimas são determinadas pelo voto popular direto. As cadeiras restantes são alocadas com base na proporcionalidade de votos de que cada partido recebe com um mínimo de 4 porcento do total de votos.
Algirdas Brazauskas
O presidente indica o primeiro-ministro, subjeto de aprovação pelo Seimas.
Há 11 cidades com jurisdição nacional. Os governos locais são efetivados através de um sistema de divisão territorial e administrativa. O país é dividido em 44 distritos que são subdivididos 423 apylinkes (unidades de governo rural).
O atual chefe de estado é o presidente Valdas Adamkus (desde 2004) e o atual chefe de governo é o primeiro-ministro Algirdas Mykolas Brazauskas (desde 2001).
A atual constituição está em vigor desde 1992.


POPULAÇÃO E ETNIAS:
A população da Lituânia é constuída por: 80% de lituanos, 9,4% de russos, 7% de poloneses e 3,6% outros (bielorussos, ucranianos, letos, etc).
68% dos habitantes concentram-se em áreas urbanas e a densidade populacional é de 56,9 pessoas por kilômetro qudrado.
As maiores cidades são: Vilnius (578.000 habitantes), Kaunas (414.500), Klaipeda (202.100), Siauliai (147.100), Panevezys (133.500).
Os lituanos não são etnograficamente uniformes. O país é composto por quatro grandes grupos étnicos, que historicamente tem ocupado suas próprias áreas: os aukstaiciai no nordeste, zemaiciai no oeste, dzukai no sudeste e suvalkieciai no sul.
O idioma oficial é o lituano que está estreitamente relacionado com o sânscrito e pertence à família Báltica das línguas Indo-Européias.


PAISAGEM E CLIMA:
O país tem uma paisagem bem diversificada com: três planaltos montanhosos e três planícies bem acentuadas.
O ponto mais alto está a 293,6 m acima do nível do mar.
Há mais de 4.000 lagos e 722 rios. O maior rio é o Nemunas com 937 km de comprimento.
O clima é transacional entre o marítimo e o continental.
A temperatura média anual é 6°C, a temperatura média de janeiro é -4.8°C e no mês de julho é 17,2°C.
A precipitação média varia entre 540 a 930 mm de chuva.
Em qualquer estação, nunca esqueça o guarda-chuva.


HISTÓRIA:
Mindaugas
As tribos bálticas estabeleceram-se na região do atual território lituano no período de 700-200 AC. O nome Lituânia foi encontrado escrito pela primeira vez, em 1009 DC, nos Anais de Quedlinburg.
Através da história, por sua localização geográfica, a Lituânia sofreu muito com os grandes movimentos eurasianos.
O Estado lituano foi fundado em 1236 DC pelo Grão Duque Mindaugas, que uniu vários principados e em 1256 tornou-se o primeiro rei da nação.
Durante os próximos 200 anos, o Estado lituano estenderia amplamente suas fronteiras no território eslavo, atingindo o Mar Negro no sul e o Mar Báltico no oeste. A importância política da Lituânia atingiu seu ápice sob a liderança de Vytautas o Grande, que é reconhecido como a maior e mais importante personalidade na história lituana.
Após a morte de Vytautas, o enorme poder da Lituânia foi dividido e em sua última partição em 1795, a maior parte da Lituânia caiu nas mãos da Rússia, uma ocupação que durou até 1918.
Em fevereiro de 1918, o Conselho Nacional Lituano declarou a restauração da independência da Lituânia. No entanto, em 1939, a Lituânia, novamente, tornou-se vítima de seus poderosos vizinhos.
Somente em 1990, depois de 51 anos, o Conselho Supremo da Lituânia, livre e democraticamente eleito pelo povo, unanimemente, declarou o restabelecimento da independência da República da Lituânia. Neste ano comemora-se 87 anos de sua independência.