LITUÂNIA
RAMBYNAS
IMIGRAÇÃO LITUANA
ORGANIZ. NO BRASIL
RAMBYNET
RADIONLINE
E-MAIL











   SÍMBOLOS NACIONAIS


BRASÃO LITUANO (Vytis)
BANDEIRA NACIONAL
HINO NACIONAL



   O HINO NACIONAL








OUÇA O HINO LITUANO



O Hino Nacional Lituano foi composto pelo Dr. Vincas Kudirka.

Dr. Vincas Kudirka
De fato, ele era um poema entitulado "Hino Nacional", foi publicado em 1898 no jornal "Varpas" editado por Kudirka. Naquele tempo (a imprensa era proibida), a imprensa lituana publicava muitos poemas e canções patrióticas. Como eles cantavam as canções e liam e recitavam os poemas, os lituanos entendiam profundamente o significado de suas palavras e tornou-se o tema consciente de amor por sua nação e um desejo de ganhar a liberdade.

O Dr. Kudirka não pretendia que seu poema se tornasse o hino oficial lituano. Ele não viveu para ver a Declaração de Independência e não soube que seu "Hino Nacional" tinha tornado-se o principal e maior expressão de amor a sua terra. O "Hino Nacional" foi primeiramente interpretado por um coral sob a direção do compositor Ceslovas Sasnauskas em um concerto em 13 de novembro de 1899. O concerto foi realizado em São Perterburgo, Rússia onde um grande número de lituanos viviam naquele tempo. O Dr. Kurdika tinha falecido recentemente.

Até então, alguns intelectuais (como Kazys Grinius, depois foi Presidente da República) começaram a chamar o poema "Hino Nacional" como o hino oficial lituano. Em Vilnius, os lituanos ouviram o "Hino Nacional" pela primeira vez em 3 de dezembro de 1905. O concerto foi interpretado na noite anterior ao Grande Conselho da Lituânia. Depois disso, a canção espalhou-se através da Lituânia e foi cantada em diversas ocasiões solenes. Quando a Lituânia tornou-se independente, o "Hino Nacional" foi proclamado oficialmente o Hino Nacional da Lituânia (1919). Durante a Ocupação Soviética, em numerosas ocasiões foi cantada uma outra canção em substituição ao Hino Nacional, pertencente ao poeta nacional Maironis: "Lietuva brangi, mano tevyne".


Moeda comemorativa do centenário da morte do Dr. Vincas Kudirka