LITUÂNIA
RAMBYNAS
IMIGRAÇÃO LITUANA
ORGANIZ. NO BRASIL
RAMBYNET
RADIONLINE
E-MAIL











   RAMBYNAS


DAINŲ ŠVENTĖ de 2003 - Vilnius
GRUPO "RAMBYNAS" na DAINŲ ŠVENTĖ 2003
DAINŲ ŠVENTĖ de 2007 - Kaunas
DAINŲ ŠVENTĖ de 2009 - Vilnius
ŠOKIŲ ŠVENTĖ de 2012 - Boston



   DAINŲ ŠVENTĖ

A mais rica herança cultural do povo lituano são as músicas folclóricas (liaudies dainos) e as danças folclóricas (tautiniai sokiai).
As canções expressam o amor à terra natal, as alegrias e as injustiças da vida, o amor, a juventude, a família, a guerra, a senilidade, e até mesmo a morte. Elas foram cantadas há centenas e até mil anos atrás. O mais antigo relato de danças folclóricas pode ser encontrado em escritos dos séculos 17 e 18.
O primeiro Festival da Música oficial aconteceu em 23 e 24 de julho de 1924 em Kaunas, quando 2.800 cantores e 86 corais cantaram 44 músicas.
O Festival Mundial da Música Lituana de 1994 foi o primeiro desde a forçada e terrível ocupação e anexação da Lituânia pela União Soviética, quando uma multidão de 13.000 cantores entrou no palco.

Em 6 de julho de 1998, mais de 10.000 cantores e maestros foram recebidos para a performance do 15º Concerto do Dia da Canção no Parque Vingis em Vilnius. Ouvir uma multidão de vozes cantando junta é, realmente, uma experiência inacreditável.
Embora o evento seja chamado de Festival da Música, é muito mais do que isso. É também um festival de dança.
O primeiro Festival de Danças Folclóricas foi realizado em Kaunas em 1937. Tradicionalmente, cada festival de dança é uma produção com seu próprio tema. O festival de 1998 foi o pão. O pão como o mantenedor da vida, é o objeto de muitos costumes e cerimônias.
Em um Festival Mundial da Música Lituana, a audiência fica fascinada quando vê um número tão grande de dançarinos, jovens e velhos, num grande colorido de trajes típicos vindos de todas as partes da Lituânia, bem como de vários países do mundo onde vivem os lituanos.

O Festival de 2003 foi o primeiro do século XXI. Foi o primeiro na história dos festivais a tratar de temas de reciprocidade. O tema foi resumido numa única palavra : MES (nós). Retirada de um verso de Justinas Marcinkevicius, "Mes" - significa todos os lituanos que vivem naquela pequena terra às margens do Mar Báltico com sua história, cultura, tradições, costumes e consciência própria; "Mes" - o povo e a terra natal procuram revelar a cultura lituana preservada com carinho por centenas de anos por meio de expressões e tradições originais; "Mes" apresenta a Lituânia para o povo local e convidados estrangeiros como uma jóia polida de cultura tradicional, arte folclórica, artistas talentosos e criativos. "Aqui nos encontramos , aqui nós vivemos, trabalhamos e criamos. Somos como somos e queremos nos apresentar ao mundo".
Os criadores do 16º Festival esforçaram-se em despertar o interesse de pessoas de todas as idades e grupos sociais pelo programa artístico. Eles queriam mostrar que a cultura lituana - a língua, os costumes, as canções folclóricas e o povo são únicos no contexto mundial.
O maior esforço dos criadores do festival foi mostrar que este fenômeno cultural repleto de cores, brota da criação, do entusiasmo e da sabedoria popular. Assim, são testemunhas de si próprios como nação educada e inteligente por sua maneira de dançar, cantar e de mostrar seu universo e sua vida.

No programa do festival participaram 28.000 dançarinos, cantores, músicos e artistas populares. Aproximadamente 1.000 participantes que apreciam a arte nacional vieram de outros países do mundo, dentre eles, o Grupo "RAMBYNAS", que foi o representante do Brasil neste evento. O festival da canção 2003 reuniu sete programas artísticos principais. Três deles foram absolutamente novos por suas idéias e gêneros, mas todos eles, desde o principal até o menor programa faziam a complexidade artística do evento.

MES - WE

PASAULIO LIETUVIU DAINU SVENTE - 2003

Karaliaus Mindaugo karunavimo 750-uju metu jubillejui
Jubileu de 750 anos da Coroação do Rei Mindaugas
PROGRAMA
30 de junho
Apresentação de Coleção de Roupas Folclóricas Lituanas no Centro de Entretenimento.
Apresentando uma reconstituição das roupas tradicionais lituanas usadas nos séculos XIX e XX, representando diferentes regiões etnográficas da Lituânia , assim como roupas com designer contemporâneo baseado em motivos folclóricos.
Diretora do programa: Terese Jurkuviene.
1 de julho
Noite das Gerações no Parque Vingis.
O musical Velnio Nuotaka (A Noiva do Diabo) (Premiere)
Apresentando cantores, músicos, atores e a Orquestra Sinfônica da Lituânia.
Diretor e Regente Principal: Gintaras Rinkevicius.
2 de julho
A Premiere da Obra de Vidmantas Bartulis "MUSU LIETUVA" (Nossa Lituânia) na Praça da Catedral.
Apresentando a Orquestra Filarmônica Nacional, Coral de Kaunas, solistas, bandas de rock, orquestras de instrumentos de sopro.
Diretor Artístico: Petras Bingelis.
3 de julho
Abertura do Festival Mundial da Música Lituana na Praça Daukantas.
Dia do Folclore SLAUNA MUSU GIMINELE (Nossa Grande Família) no Parque Sereikiškes e na área do castelo.
Apresentando conjuntos folclóricos lituanos de todas as regiões étnicas da Lituânia e conjuntos estrangeiros, cantores, músicos, mestres de artesanatos tradicionais.
Diretora do Programa: Vida Šatkauskiene.
Abertura da exibição de Arte Folclórica na Galeria ARKA.
Coordenadora da Exibição: Ale Pociulpaite.
4 de julho
Tarde do Conjunto de Kankles SKAMBEKITE KANKLES (Deixe o Kankles Tocar) no Jardim Petras Skarga.
Diretora do Programa: Lina Naikeliene.
Noite dos conjuntos VIRSMO SPALVOS (Cores da Transformação) no Parque Kalnu.
Apresentando conjuntos de canto e dança, orquestras de instrumentos folclóricos e capelas.
Diretor do Programa: Vidas Aleksandravicius
5 de julho
Parada da Orquestra de Instrumentos de Sopro VARIO AUDRA (Tempestade de Metais)
Praça da Catedral em Vilnius e Praça da Prefeitura.
Diretor do Programa e Regente: Justinas Jonušas e Remigijus Vilys.
Dia de Danças - GYVYBES ŽALIAS MEDIS (A Verde Árvore da Vida) no Estádio Zalgiris.
Apresentando dançarinos lituanos e estrangeiros de todas as idades.
O Grupo "Rambynas" foi um dos grupos participantes deste programa artístico.
Diretora do Programa: Laima Kisieliene.
6 de julho
Parada de todos os participantes do Festival da Praça da Catedral até o Parque Vingis.
Dia da Canção - KARUNA TEVYNEI (A Coroa para a Pátria) no Parque Vingis.
Apresentando corais de homens, mulheres, crianças e mistos, orquestras de metais e sopro, atores e corais lituanos estrangeiros.
Líder do Grupo de Criação: Alfonsas Vildziunas.