LITU&AcircNIA
RAMBYNAS
IMIGRAÇ&AtildeO LITUANA
ORGANIZ. NO BRASIL
RAMBYNET
RADIONLINE
E-MAIL











   RAMBYNAS


DAINŲ ŠVENTĖ de 2003 - Vilnius
GRUPO "RAMBYNAS" na DAINŲ ŠVENTĖ 2003
DAINŲ ŠVENTĖ de 2007 - Kaunas
DAINU SVENTE de 2009 - Vilnius
ŠOKIŲ ŠVENTĖ de 2012 - Boston



   DAINŲ ŠVENTĖ de 2009 - Vilnius

Valio! Valio!
LIETUVA - 1000 anos.

Embora o pano de fundo seja o mesmo, a cada vez que o Rambynas vai para a Lituânia temos uma história nova para contar. Mas não é sempre a mesma coisa? Poderá alguém mais desavisado perguntar. E a resposta é: “não, não é!”
A cada nova Dainu Svente colhemos os frutos que todo o nosso esforço e trabalho ao longo destes anos nos proporcionaram. Cada vez temos mais amigos, somos mais conhecidos e reconhecidos. A cada novo festival que participamos somos mais atuantes e nos sentimos menos “visita” e mais “da casa”.
O Grupo Rambynas preparou-se como nunca para participar da Lietuvos Tukstantmeciu Dainu Svente “Amziu Sutartine”. Afinal de contas era uma festa tremendamente especial, era a Festa do Milênio da Lituânia.
O grupo já havia participado em 2003 (Comemoração dos 750 anos da Coroação do Rei Mindaugas) e 2007, mas esta era especial, 1000 anos. Estávamos determinados a fazer uma excelente participação, pois fomos elogiados nas apresentações anteriores e não poderíamos comprometer futuros convites por causa de irresponsabilidade e sem o compromisso com os organizadores e principalmente com o público que estaria assistindo.
Os ensaios preparatórios como sempre foram duros e árduos, tivemos que abrir mão de muitas coisas para chegar próximos do nível que gostaríamos de estar.
Conseguimos ensaiar e preparar todas as danças pedidas e gravar um DVD para envio aos organizadores, premissa básica para participar do festival.
Tivemos uma surpresa maravilhosa recebemos uma ligação da Lituânia. Era Birute Brazdziute que tendo recebido nosso DVD ligara para elogiar nossa preparação. Foi um misto de alívio e orgulho. Uma sensação muito boa.


O tempo que antecedeu a viagem foram momentos complicados, pois queríamos levar todos os componentes que se comprometeram a ir para o festival. Afinal de contas, desde o nosso último festival na Lituânia em 2007 até este, não tivemos muito tempo para as nossas atividades.
Fizemos vários jantares, almoço, bingo, estandes - tudo para poder ter dinheiro em caixa para aliviar os integrantes do grupo que iriam viajar. E sempre vamos agradecer a todos que confiaram no nosso trabalho, na nossa seriedade e contribuíram para que o grupo conseguisse completar mais esta meta.
Enfim, tudo pronto, lá fomos nós para mais uma empreitada: preparados e confiantes.
O começo da nossa viagem foi uma aventura, pois por problemas de atraso do vôo na saída do Brasil, perdemos a conexão para Vilnius em Frankfurt e tivemos que nos organizar para conseguir chegar na Lituânia com os nossos 21 componentes.
Mas nem disso dá para reclamar, pois apesar de tudo ainda tivemos um lindo jantar sob a linda lua que brilhava à meia noite em Frankfurt.
O grupo estava ansioso para iniciar os ensaios, pois com o atraso do vôo, não houve tempo para se adequar ao local e ao novo fuso horário.


Primeiro de julho, 9 horas, Vingio Parkas, o grupo estava lá para por em prática tudo aquilo que fora ensaiado para a maior de todas as Dainu Svente.
E como já esperávamos, os ensaios foram duros. As coordenadoras eram ao mesmo tempo terríveis e maravilhosas. Terríveis com os dançarinos e maravilhosas idealizadoras de coreografias tão complexas.
Desta vez a chuva não prejudicou os ensaios, em compensação, o sol inclemente castigou um pouco os dançarinos. Mas estávamos determinados a completar e bem a nossa missão. Os ensaios foram duros e demorados, muitas vezes das 8h às 20 h.
A interação com os outros grupos, que desta vez estavam em número muito maior, foi uma experiência muito boa, aprendemos e ensinamos, aumentamos o nosso conhecimento, melhoramos as nossas qualidades e analisamos nossas deficiências, enfim, foi gratificante.
Finalmente chegou o grande dia, o ato extraordinário.
O grupo estava lá, preparado e vestido de acordo com as determinações da organização, ansioso para começar a realizar aquilo que tanto ensaiara.
E tudo foi maravilhoso. O tempo ajudou, a platéia estava admirável e os dançarinos concentrados. A festa aconteceu num clima de grande afeto entre os dançarinos e o público, um respeito muito grande. E terminou com uma grande comemoração onde todos se misturaram formando um só sonho, um só coração.
Aliás, junto com aquele imenso público que superlotava o estádio estavam lituanos muito mais próximos de nós: Roberto e Helena Bratkauskis, Vytautas/Eugênia Bacevicius, Cláudio Butkevicius, Solange Mikalauskas Sanches, Patrícia Wissinievski, Juozas Kupstaitis, Alex Slizys e as famílias de Miriam Navickis e Josas Volavicius.
No dia seguinte, ainda com os pensamentos voltados para a grande Festa, o grupo participou da Grande Parada dos grupos da Dainu Svente que consistia numa caminhada da Catedral no centro de Vilnius até o Vingio Parkas. Fomos muito bem recebidos e o público gritava: "Brazilija" durante todo o percurso.






PROGRAMA
Eventos iniciais
Abertura da Dainu Svente
Cerimônia no Gabinete da Presidência da República
Tarde com Orquestra de Kankles
Dia do Foclore
Concerto com Orquestra de Metais
Mostra de Teatro Amador
Dia dos Grupos Profissionais de Danças Folclóricas Lituanas
Dia dos Grupos de Danças da Lituânia e outros países
Dia do Canto Lituano (corais de vários países)
Grande Parada dos Grupos da Dainu Svente