LITUÂNIA
RAMBYNAS
IMIGRAÇÃO LITUANA
ORGANIZ. NO BRASIL
RAMBYNET
RADIONLINE
E-MAIL











   RAMBYNAS


DAINŲ ŠVENTĖ de 2003 - Vilnius
GRUPO "RAMBYNAS" na DAINŲ ŠVENTĖ 2003
DAINŲ ŠVENTĖ de 2007 - Kaunas
DAINŲ ŠVENTĖ de 2009 - Vilnius
ŠOKIŲ ŠVENTĖ de 2012 - Boston



   DAINŲ ŠVENTĖ de 2007 - Kaunas

Einam, einam! Greitai, greitai!
Estas palavras ainda ecoam nos ouvidos dos dançarinos que participaram da XII Lietuvos Dainu Švente 2007 - Buties Ratu.
As coordenadoras que dirigiam os ensaios eram muito exigentes e não davam folga. O tempo era curto e as figuras precisavam ser adequadas ao espaço de um campo de futebol. Tudo teria que ser perfeito.
Em busca do belo, os ensaios eram a cada dia mais extenuantes, pois as coreógrafas alteravam os movimentos das danças diversas vezes para conseguir o melhor resultado. Quando acreditávamos que algo já fosse definitivo, vinha uma nova mudança. Isto nos desgastava, pois era preciso estar atento a todas aquelas modificações nas figuras e no sentido dos movimentos, idas e vindas, direitas e esquerdas, para frente e para trás. Ah! Com um detalhe: tudo o tempo todo em lituano. Um grande desafio. Mas o grupo teve paciência para conseguir assimilar as constantes mudanças.


A chuva impiedosa que caiu na primeira semana foi nossa mais constante companheira durante os ensaios. Depois de algumas capas e guarda-chuvas rasgados, perdidos ou simplesmente abandonados passamos a compreender melhor este elemento natural e quase cotidiano da vida lituana. Nosso lema passou a ser: “Na Itália como os romanos e na chuva como os lituanos”. Nada de correr ou de se esconder, vida normal. O foco era o festival e a chuva era só chuva. Mas aprendemos uma palavra nova: sušlapes - molhados.
Os ensaios foram muito duros. Chuva, sol, vento, frio, tudo acontecia ao longo de um único dia diante de olhos incrédulos que viam tudo isto pela primeira vez.
A umidade era tanta que até febre e mal-estar por um só dia, alguns de nossos componentes tiveram, mas nada que um chá e uma aspirina não resolvessem.
Não tínhamos tempo livre. Quando não estávamos ensaiando estávamos nos deslocando para chegar nos ensaios que aconteciam em outros estádios da cidade. De um estádio a outro rodamos por quase toda Kaunas.


E nos ônibus aproveitamos a chance de conviver, conversar, ouvir, trocar idéias não apenas com o pessoal dos grupos de outros países, mas também com os lituanos que encontrávamos pelo caminho e estavam dispostos a conversar com os estrangeiros. Coisa, aliás, que nem todos querem fazer.
Andávamos muito a pé e na medida em que o dia se aproximava os ensaios ficavam mais cansativos. Mas a vontade de concluir o trabalho com sucesso nos animava. Enfim o grande e emocionante dia chegou! Nossas preces chegaram ao céu e um pouco antes de começar o desfile a chuva parou. O belo foi alcançado. O Festival, com os movimentos coloridos e vibrantes de 5.000 dançarinos, foi magnífico.
Tínhamos dupla responsabilidade: ser o único representante da América Latina e não desapontar as pessoas que tanto nos elogiaram quando estivemos lá em 2003.
Além do mais, a exemplo do que acontecera daquela vez, uma boa apresentação seria a garantia de um novo convite de retorno.
Tivemos também a felicidade de encontrar famílias brasileiras que, uma vez na Lituânia, foram ao estádio prestigiar o evento e nos dar o seu carinho. Gervetauskas, Costa, Bratkauskis, Žalkauskas, Petrulis, Minconi: a todos vocês, obrigada pelo afago!
E nosso desejo se realizou. Somos convidados a participar do festival de 2009.





BUTIES RATU

PASAULIO LIETUVIU DAINU SVENTE - 2007

PROGRAMA
Cerimônia no Gabinete da Presidência da República
Tarde com Orquestra de Kankles
Dia do Foclore
Orquestra de Metais
Dia dos Grupos Profissionais de Danças Folclóricas Lituanas
Dia dos Grupos de Danças da Lituânia e outros países
Dia do Canto Lituano (corais de vários países)